5 equipamentos de segurança indispensáveis para o seu carro

equipamentos de segurança

Confira no post de hoje 5 equipamentos indispensáveis para seu carro e também para a sua segurança…

Dirigir um automóvel é muito mais do que girar a chave da ignição e sair por aí. Além das técnicas corretas de direção, o condutor deve estar atento ao cumprimento das leis e das obrigatoriedades, com documentos e equipamentos de segurança para evitar multas, apreensões e prejuízos, garantindo principalmente a proteção de todos. Além das ferramentas básicas, como freios, luzes, limpadores e o cinto de segurança, outras são essenciais para garantir a segurança do motorista, do veículo e do trânsito como um todo.

ABS

Desde 2014, todos os carros feitos no Brasil devem sair de fábrica equipados com freios ABS. A sigla em inglês para “Antilock Brake System”, ou sistema de freio antitravamento, representa um dispositivo que é acionado em frenagens fortes e repentinas, impedindo o bloqueio do volante e evitando que as rodas sejam bloqueadas e acabem derrapando por falta de aderência com o solo. Dessa forma, vários acidentes podem ser evitados.

Airbag

A obrigatoriedade de airbag duplo em todos os automóveis fabricados no Brasil também entrou em vigor em 2014. Os airbags são equipamentos de segurança compostos por sensores. Eles são acionados a partir da desaceleração brusca do veículo (como em uma colisão, por exemplo). Com isso inflam uma bolsa de ar para proteger o motorista e os passageiros. O sistema atua para amortecer o impacto do (s) ocupante (s) do carro com o painel, evitando lesões que podem levar à morte. Pela legislação brasileira, os automóveis devem vir com airbag duplo, ou seja, para motorista e carona.

Powered by Rock Convert

Extintor


Na contramão do ABS e do airbag, o extintor de incêndio deixou de ser obrigatório de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2015. Mas, mesmo assim, a utilidade desse equipamento o faz indispensável para o seu veículo. Em caso de incêndio, por exemplo, ele pode ser muito útil para você ou para outras pessoas, salvando um patrimônio ou uma vida. Por isso, opte por continuar equipando o seu carro com um extintor. Mas atenção: apesar do uso facultativo, quem quiser usar o equipamento deverá comprar um modelo com carga de pó ABC, para uso múltiplo.

Kit estepe

De acordo com uma resolução de 1998 do Contran, para circular por vias públicas, os veículos automotores deverão estar dotados de vários equipamentos de segurança obrigatórios. Todos os veículos saem de fábrica com um kit contendo alguns desses equipamentos. Dentre eles estão os componentes do chamado kit estepe: a chave de roda, o macaco, o triângulo e o próprio estepe. Esse kit é usado para a troca de um pneu.

A chave de roda é usada para apertar/afrouxar parafusos e trocar os pneus. O macaco eleva o veículo em relação ao solo, sustentando o carro até que o pneu seja trocado. E o triângulo sinaliza e alerta os outros motoristas sobre um automóvel com problemas parado na pista. Embora esses itens muito provavelmente já estejam no seu veículo, eles precisam de atenção e manutenção periódica. Para que, quando você precisar deles, não haja imprevistos.

Equipamentos de segurança veicular

Os últimos equipamentos de segurança indispensáveis para o seu carro são os que vão fornecer proteção adicional, embora essencial, para você e o seu veículo. Esses dispositivos têm se tornados cada vez mais modernos e eficazes. Cobrindo desde danos simples ao automóvel a roubos e furtos. Por isso, pesquise bem antes de escolher qual método utilizar. Ou até mesmo se vai combinar mais de um para garantir uma proteção ainda maior. Uma boa escolha é um equipamento de rastreamento veicular.

Ao manter o seu carro seguro, você também cuida da sua própria segurança. Você utiliza algum desses equipamentos de segurança ou conhece outros? Comente abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco