Frota de caminhões: Quando e como renovar

frota de caminhões

Quem possui uma frota de caminhões deve estar preparado financeiramente para possíveis imprevistos. Com o passar dos anos os veículos vão ficando antigos e, inevitavelmente, vai chegar o momento de fazer a renovação.

Contudo, saber o momento certo de fazer a renovação acarretará na diminuição de gastos de manutenção dos veículos e ainda na redução dos riscos de acidentes nas estradas.

Neste post, deixaremos algumas dicas para você renovar a frota da sua empresa sem abalar a sua estrutura financeira. Não deixe de ler!

Como renovar a sua frota de caminhões?

Tenha em mãos o histórico das manutenções da sua frota

Ter em mãos esses documentos certamente ajudará no momento de negociação. Os comprovantes de revisão e manutenção dos caminhões serão essenciais para a efetivação das vendas, já que o comprador terá muito mais confiança.

Faça também uma pesquisa de valores, assim você terá uma boa noção sobre os valores equivalentes à sua frota de caminhões.

Estude quais os melhores tipos de caminhões para sua empresa

Faça uma pesquisa e estude os veículos para saber quais são os ideais para a sua empresa, pois o modelo de caminhão varia de acordo com a necessidade do seu negócio.

Analise quais serão as estradas que o veículo percorrerá, pois, rodovias com desníveis e serras, exigem modelos mais potentes. Pode-se perceber então que utilizando os caminhões adequados, os custos com manutenções serão reduzidos.

telemetriaPowered by Rock Convert

Procure veículos com mais tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da população, e na frota de caminhões não é diferente. Os sistemas dos caminhões atuais proporcionam mais qualidade para o motorista e ainda emitem alertas sobre possíveis falhas.

A tecnologia pode consistir em valores mais altos no momento da compra, todavia, essa diferença será compensada com o passar do tempo.

Espere o momento certo para fazer a troca

Seja persistente e tenha paciência, pois esses fatores são essenciais para quem deseja fazer um bom negócio. Os preços variam muito durante o ano e alguns períodos são melhores para a efetivação da transação.

Entre em contato com vários revendedores, faça orçamentos e procure saber sobre descontos. Fazer pesquisas com antecedência te ajudará a comparar preços.

Uma outra dica é, faça a negociação antes que seus veículos precisem passar por manutenção, pois, esse fator requer um alto investimento.

Encontre o melhor fornecedor

Existem vários fornecedores no mercado e você deve fazer uma pesquisa minuciosa. Muitos gestores mantêm uma relação de amizade com os vendedores, porém quando se trata de renovar a frota é necessário “esquecer” essa amizade e fazer análises do mercado.

Conclusão

Renovar a frota de caminhões não é uma tarefa simples. O gestor precisa ter consciência de todo o processo, sendo necessário fazer um planejamento e executá-lo. Um processo depende do outro, sendo assim é possível fazer o negócio da maneira mais econômica para a sua empresa, com estudo e organização.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco