Pneus de caminhão: 5 principais dicas de manutenção

caminhão

Empresários do setor de transporte de cargas devem ficar atentos quanto aos pneus dos veículos. Certamente o descuido com esse item básico e extremamente importante pode influenciar na performance do caminhão, gerando então custos financeiros maiores aos proprietários. Deste modo, um pneu mal cuidado tem a sua vida útil prejudicada, fazendo com que se tenha mais exigência do motor e maior consumo de combustível.

A manutenção de pneus dos caminhões são um dos pontos cruciais da logística dos gestores de frotas. Afinal, esse elemento é essencial para a segurança dos motoristas, das cargas e dos veículos. Por estar sempre rodando, o desgaste dos pneus é inevitável. Um pneu de caminhão é feito para durar 5 anos ou 25 mil quilômetros rodados, todavia, a sua vida útil pode ser prolongada com algumas atitudes.

Como realizar a manutenção de pneus de caminhões?

Calibre os pneus de seu caminhão periodicamente

Os pneus devem sempre ser calibrados, sendo que seguir as orientações do fabricante é muito importante. Pneus baixos exigem mais do motor, o que resulta em um maior gasto de combustível. Contudo, pneus com alta pressão também são prejudiciais, pois geram desgaste nas peças e ainda causam perda de estabilidade.

Ao calibrar os pneus, lembre-se que o estepe também deve ser verificado. Nunca se sabe quando ele vai ser útil, então é importante que o mesmo esteja nas condições necessárias para uso.

Adote a política de rodízio de pneus em seu caminhão

A banda de rodagem dos pneus é o melhor indicativo de consumo, logo o rodízio é uma maneira de equilibrar esse desgaste. O indicado é que se faça o rodízio entre 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados, esse procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado.

telemetriaPowered by Rock Convert

Faça um treinamento com os motoristas

A maneira como o motorista dirige o caminhão interfere diretamente no gasto dos pneus. Fazer um treinamento com os motoristas pode gerar ainda mais resultados, já que uma má condução pode resultar em acidentes graves. Portanto, os gestores de frotas devem adotar essa medida preventiva que visa diminuir os riscos e os custos com a frota.

Mantenha o seu  caminhão alinhado

Essa medida é fundamental para garantir que o caminhão funcione de maneira estável. Esse procedimento evita que o veículo puxe mais para um dos lados. E alinha-o para que os pneus se desgastem de maneira conjunta.

Lembre-se de conferir o limite de segurança dos pneus TWI do seu caminhão

O indicador de desgaste é chamado de TWI (Tread Wear Indicator) e está presente na banda de rodagens de todos os pneus. Para fazer a conferência, deve-se localizar o indicador na lateral do pneu, normalmente ele está em formato de triângulo ou com a sigla TWI. Caso ele esteja abaixo de 1,6 mm, deverá ser trocado.

Ficar atento quanto aos limites de segurança dos pneus é muito importante, pois pneus carecas podem causar multas e acidentes graves.

Essas dicas são importantes, é necessário colocá-las em prática para usufruir dos benefícios. Como você tem feito a manutenção de pneus do seu caminhão? Deixe-nos um comentário!

Conheça o módulo economia da Econômica telemetria, e faça o controle dos pneus do seus caminhões diretamente da plataforma.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco